28/06/2018 - Coren-RS sa˙da Dia Mundial do Orgulho LGBT



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) saúda o Dia Mundial do Orgulho LGBT, celebrado em 28 de junho. A data é motivo de mobilização em todo o mundo e representa um marco na aceitação às diferenças. A Enfermagem é uma profissão que trabalha com o ser humano e precisa desenvolver valores como respeito, contribuindo para a quebra de preconceitos entre a categoria e a sociedade.

O Conselho apoia iniciativas que combatem a discriminação e colabora com medidas como a emissão de carteiras profissionais com o nome social. A primeira carteira foi emitida em agosto de 2017 para uma técnica de Enfermagem, a partir da Resolução Cofen nº 537/2017, que assegura a profissionais de Enfermagem travestis e transexuais o direito ao registro com o nome social.

O Dia do Orgulho LGBT é celebrado em homenagem à Rebelião de Stonewall que ocorreu em Nova York, em protesto a uma série de invasões da polícia aos bares que eram frequentados por homossexuais. A 1ª Parada do Orgulho Gay foi organizada em 1970 para lembrar e fortalecer o movimento de luta contra o preconceito.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Sinara Sandri 
DRT/RS 8.073