10/07/2018 - ALERTA Sarampo

Notificação IMEDIATA de casos suspeitos

As autoridades sanitárias do Rio Grande do Sul lançaram um alerta sobre a situação epidemiológica no Estado e a necessidade de notificar imediatamente casos suspeitos de sarampo. O comunicado deve ser feito por telefone para a Secretaria de Saúde do município.

Casos suspeitos de Sarampo: Todo indivíduo que, independente da idade e situação vacinal, apresente febre e exantema maculopapular, acompanhado de um ou mais dos sintomas: tosse, coriza e conjuntivite.

É importante pesquisar história de viagem ou contato com pessoas que estiveram em área com circulação do vírus nos últimos 30 dias.

O alerta, emitido pelo Centro de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, em 4 de julho, é dirigido especialmente a profissionais que atuam nos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar e Comissões de Controle de Infecção com o objetivo de sensibilizar as equipes para busca ativa e notificação de casos.

As Américas foram consideradas área livre do sarampo em setembro de 2016, após 12 meses sem registro de circulação do vírus. Entretanto, a doença estava ativa na Europa e os casos importados voltaram à região no ano seguinte e mantiveram uma tendência de crescimento. Em 2018, foram registrados 1992 casos em 11 países. No Rio Grande do Sul, foram sete casos desde o início do ano.

Texto: Sinara Sandri
DRT/RS 8073