26/07/2018 - Coren-RS e Justiça Federal promovem mutirão para negociar dívidas de anuidades em Caxias do Sul



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizará um mutirão de conciliação em Caxias do Sul nos dias 30 e 31 de julho (segunda e terça-feira). A proposta é receber os(as) inscritos(as) convocados(as) que possuem atrasos ou pendências judiciais com o Conselho. A iniciativa é resultado de uma parceria com a Justiça Federal e deve ocorrer na Subseção da Justiça Federal de Caxias do Sul.

A expectativa é que se atendam cerca de 100 pessoas que receberam uma carta da Justiça. Serão atendidos(as) apenas os(as) inscritos(as) que receberam a intimação. O objetivo do mutirão é oferecer uma oportunidade para os(as) inscritos(as) resolverem problemas financeiros e regularizarem sua situação de exercício profissional. Desde 2016, foram mais de 25 mutirões, com aproximadamente mil pessoas beneficiadas.

O atendimento é informal e simplificado, contando com um(a) funcionário(a) do Coren-RS e um(a) conciliador(a) da Justiça Federal. Nessas ocasiões, além da negociação dos débitos, é aberto espaço para que o(a) inscrito(a) argumente e apresente documentos – carteira de trabalho, carta de aposentadoria, etc. – que o(a) possam enquadrar em alguma previsão legal que justifique o não pagamento da dívida e afaste tal necessidade (nesses casos, as alegações e documentos darão origem a um processo administrativo no Coren-RS). Também é disponibilizado o serviço de cancelamento da inscrição.

É um Coren-RS mais acolhedor, resolutivo e próximo da categoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de jornalismo Lucas Leffa
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176