30/07/2018 - Enfermeira de Santa Maria apresenta trabalhos no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva



A enfermeira Sharon da Silva Martins, de Santa Maria, na Região Central do Estado, apresentou dois trabalhos no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), o Abrascão 2018, que ocorreu de 26 a 29 de julho, no Rio de Janeiro (RJ) - saiba mais sobre o congresso clicando aqui.

Sharon trabalha na Estratégia Saúde da Família (ESF) Maringá, que pertence à rede pública municipal de saúde de Santa Maria. Um dos trabalhos foi Conselho local de saúde: da possibilidade de construção de cidadania ao fortalecimento do SUS, que valoriza o papel do Conselho local de saúde e demonstra a efetividade da construção da Atenção à Saúde por meio da escuta da comunidade. 

O outro foi Viva a Tapera, promovendo vínculo à cidadania. Nesse projeto, Sharon, os(as) colegas da ESF e a comunidade transformaram uma área verde abandonada/ subutilizada (chamada Tapera), nas proximidades da unidade de saúde, em um espaço de lazer, integração e escuta da população, por um determinado período.

As apresentações de Sharon foram prestigiadas pelas conselheiras Nelci Dias e Nilza Lourenço da Silva, que representaram o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no congresso. Nilza é técnica de Enfermagem e, assim como Sharon, atua na rede pública municipal de Santa Maria.

“É um orgulho acompanhar a apresentação de iniciativas como essa na Atenção Básica, que é pilar para um SUS gratuito, de qualidade e de acesso igualitário a todos e todas”, diz a conselheira Nilza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176