08/08/2018 - Saúde de segunda classe - Coren-RS manifesta indignação com nota de entidade médica



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul – Coren-RS manifesta indignação diante da nota pública expedida pelo Cremers, em 8 de agosto de 2018, que associa a participação de profissionais da enfermagem em equipes de atenção primária a um atendimento de “saúde de segunda classe” ou mesmo a uma medida discriminatória para usuários de baixa renda.

A afirmação extrapola em muito as atribuições do Cremers, configurando um desrespeito a todos os profissionais da enfermagem e uma prova de desconhecimento das garantias legais do exercício da enfermagem.

O Coren-RS exige que sejam garantidas as condições para o exercício pleno das funções da enfermagem e salienta que este tipo de mensagem apenas alimenta atritos e hostilidades entre as equipes. No esforço de defesa do Ato Médico, o Cremers presta um desserviço à população, em um contexto em que sobram dificuldades na saúde.

O Coren-RS entende que a função dos conselhos profissionais é zelar pela segurança tanto dos profissionais quanto dos usuários do sistema de saúde. Neste sentido, faz um apelo para que entidades e autoridades estejam empenhadas em garantir as condições necessárias ao exercício profissional, o que inclui a presença e disponibilidade de todos os profissionais para o atendimento da população.