24/08/2018 - Coren-RS participa de audiência pública sobre as condições precárias do HPS

Hospital, que é referência na Capital, sofre com falta de pessoal e problemas estruturais

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro João Carlos da Silva, esteve presente na audiência pública Análise Situacional do Hospital de Pronto Socorro – HPS, promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS) da Capital. O evento, que reuniu mais de 200 pessoas, no dia 23 de agosto, na Câmara, discutiu com os órgãos competentes medidas para lidar com as condições do HPS.

O hospital, que, por ano, realiza 300 mil atendimentos e tem 5 mil internações, está com diversas salas, serviços e leitos fechados, equipamentos estragados, falta de recursos humanos e condições sanitárias inadequadas. Esse cenário coloca os(as) profissionais da Enfermagem e da saúde em condições precárias de trabalho, prejudicando a qualidade e a segurança do atendimento oferecido à sociedade.

O conselheiro João Carlos se comprometeu, durante a reunião, em entregar ao Ministério Público Federal (MPF) uma representação sobre o dimensionamento de pessoal de Enfermagem do HPS. A entrega ocorreu na semana seguinte, no dia 28 de agosto, pelo presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza (saiba mais clicando aqui).

Por meio de ações como essa, o Coren-RS reafirma a sua luta em defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) gratuito, de qualidade e plenamente acessível a todos(as).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de jornalismo Lucas Leffa
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176