14/09/2018 - Enfermeira da Câmara Técnica Atenção à Saúde do Coren-RS participa de congresso de Ergologia



A enfermeira Maristela Vargas Losekann, que faz parte da Câmara Técnica Atenção à Saúde, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), participou do 4º Congresso da Société Internationale d´Ergologie (SIE). O evento, que ocorreu de 27 a 29 de agosto, em Brasília (DF), contou com 90 participantes, oriundos(as) de nove países e 12 Estados brasileiros, com destaque para o presidente da sociedade, o filósofo francês Yves Schwartz.

A SIE é uma associação científica com o objetivo de fortalecer uma comunidade de parceiros(as) interessados(as) na abordagem ergológica e pela exploração coletiva dos horizontes intelectuais e sociais que ela é capaz de abrir. 

Na assembleia geral da SIE, em 29 de agosto, foi eleita a nova composição do Bureau - que contempla ampla diversidade profissional, geográfica e gerencial e contribui para a difusão de iniciativas em diferentes âmbitos. Maristela foi escolhida para compor o grupo de trabalho da Sociedade, no período 2018-2020.

O que é a Ergologia
A ergologia surgiu na década de 1980, na França. Ela propõe uma releitura das concepções de trabalho, tendo por finalidade colocar o trabalho a partir da vivência de quem trabalha, ou seja, faz uma análise do trabalho real e aposta no homem para compreender, transformar e criar novas condições para si e para a situação de trabalho, de modo a reinventá-lo.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176