17/09/2018 - Coren-RS marca presenša no III Simpˇsio Ga˙cho de Sepse



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, participou da abertura do III Simpósio Gaúcho de Sepse, na sexta-feira (14/09), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

O evento foi promovido pelo HCPA em parceria com a Universidade Federal do RS (UFRGS) e o Hospital São Lucas da PUCRS. Os principais objetivos foram dar visibilidade à sepse e qualificar os(as) profissionais da saúde.

Diagnóstico é um dos desafios
Anteriormente conhecida como infecção generalizada, a sepse é uma inflamação que se espalha pelo corpo, resultante de uma infecção iniciada em qualquer órgão.

O diagnóstico correto é um dos primeiros desafios. A sepse engloba um conjunto de sintomas, como febre, falta de ar, pressão baixa, dificuldade em urinar, tontura ou alteração do estado mental, com confusão, agitação ou sonolência. Por essas razões, frequentemente é confundida com outras enfermidades.

O Brasil tem uma das mais altas taxas de mortalidade do mundo. Estima-se que sejam diagnosticados 400 mil casos por ano, levando 240 mil pessoas à morte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Comunicação do HCPA)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176