19/09/2018 - Conselho realiza curso Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas em Caxias do Sul

Município foi o quarto, de um total de sete, pelos quais o Coren-RS passará até outubro

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) realizou, na terça-feira (18/09) pela manhã, em Caxias do Sul, a quarta edição da rodada especial de cursos sobre Enfermagem nas Redes Sociais: Implicações Éticas. A capacitação, no auditório do Hospital Geral, da Fundação Universidade de Caxias do Sul (UCS), reuniu dezenas de estudantes e profissionais de Enfermagem.

Na abertura, o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, agradeceu a parceria do hospital ao ceder o espaço para o curso. Richard Alejandro de Barros, enfermeiro Responsável Técnico (RT), e Sandro Junqueira, diretor administrativo, falaram em nome da instituição. Eles reafirmaram que o hospital sempre está aberto para o Conselho e fizeram uma saudação aos(às) presentes.

Em seguida, foi veiculado o vídeo institucional do Conselho sobre Violência nos Locais de Trabalho da Enfermagem (assista o vídeo aqui). O tema foi discutido em audiência pública, em agosto (saiba mais clicando aqui), em Porto Alegre, e terá desdobramentos.

Uso indevido das redes sociais tem consequências
Na sequência, foi dado início ao curso, ministrado pelo presidente do Coren-RS. Daniel mostrou casos reais, de profissionais de Enfermagem do Brasil e do mundo que usaram indevidamente as redes sociais, divulgando imagens e informações de pacientes e instituições. Também falou sobre profissionais que foram expostos(as) por usuários(as) dos serviços de saúde e/ou acompanhantes.

“Devemos sempre ter muito cuidado ao fazer alguma postagem, especialmente se estamos em horário de trabalho. Além de poder incorrer em uma exposição indevida, de um paciente ou da própria instituição, ainda haverá o agravante de se estar nas redes sociais em momento inadequado, durante a jornada”, alertou.

E complementou: “A agilidade e a rapidez que as redes sociais impõem faz com que, muitas vezes, a gente não pense antes de postar. Se refletíssemos melhor sobre as possíveis consequências, talvez não postássemos grande parte das publicações”. 

Daniel explicou, ainda, as possíveis punições previstas em lei para essas práticas e sobre como o novo Código de Ética da Enfermagem, em vigor desde abril, trata do tema (para saber mais sobre o novo código, acesse aqui). Por fim, falou sobre a Resolução Cofen nº 554/2017 (acesse aqui), que estabelece critérios norteadores das práticas de uso e de comportamento dos(as) profissionais de Enfermagem em meios de comunicação de massa, incluindo as mídias sociais.

A conselheira Nelci Dias fez contribuições sobre o tema durante o curso. As enfermeiras fiscais da Subseção de Caxias do Sul, Thais Longaray e Helen Mendonça, também estavam presentes, representando o Coren-RS. O público participou ativamente, trazendo perguntas e exemplos de casos.

Saiba quais são os próximos municípios
O calendário especial de capacitações começou em agosto, em Pelotas (23/08) e Ijuí (30/08). Em setembro, no dia 05, foi a vez de Santa Cruz do Sul. As próximas cidades, após Caxias do Sul, serão Passo Fundo (10/10), Santa Maria (17/10) e Uruguaiana (25/10)para mais informações e inscrições, acesse aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176

Saiba como foi o curso em Pelotas, em 23/08, acessando aqui

Saiba como foi o curso em Ijuí, em 30/08, acessando aqui

Saiba como foi o curso em Santa Cruz do Sul, em 05/09, acessando aqui