21/09/2018 - Coren-RS realiza encontro de enfermeiros(as) RTs de Caxias do Sul e região



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu na terça-feira (18/09) à tarde, em Caxias do Sul, no auditório do Bloco H da Universidade de Caxias do Sul (UCS), um encontro com Enfermeiros(as) Responsáveis Técnicos(as) – RTs da cidade e da região. Participaram aproximadamente 200 profissionais que estão à frente de instituições de saúde públicas e privadas.

O presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, fez a saudação inicial. Ele falou sobre como o Conselho está satisfeito com a receptividade dos(as) RTs a esses encontros – o de Caxias foi o quarto, de uma série que começou em agosto e termina em outubro, no interior (saiba mais abaixo). 

Na sequência, a enfermeira fiscal Thais Longaray, da Subseção de Caxias do Sul, falou sobre as atribuições dos(as) RTs, linhas gerais sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e registros de Enfermagem. O público contribuiu bastante, trazendo experiências exitosas, especialmente no que diz respeito à implantação da SAE.

Thais ainda apresentou, com a ajuda da enfermeira fiscal Helen Mendonça, também da Subseção de Caxias do Sul, uma planilha eletrônica que auxilia no cálculo de dimensionamento de pessoal de Enfermagem. A planilha foi desenvolvida pelas enfermeiras fiscais Camila Pastoriza e Muriel Silva, pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização, Lúcio de Camargo, e pelo Analista Programador Patrick Pantoja, do Departamento de Tecnologia da Informação, que atuam na Sede, em Porto Alegre, e está disponível no site do Coren-RS (acesse clicando aqui). 

A conselheira Nelci Dias também estava presente, representando o Coren-RS.

Encontros com RTs passarão por mais três cidades. PARTICIPE!
A reunião em Caxias do Sul faz parte de uma série de atividades com os(as) RTs pelo interior do Estado, que ocorrerá de agosto a outubro. Além de Caxias, os encontros já passaram por Pelotas (23/08), Ijuí (30/08) e Santa Cruz do Sul (05/09).

Os próximos encontros serão em Passo Fundo (10/10), Santa Maria (17/10) e Uruguaiana (25/10). Apesar de os(as) RTs estarem recebendo uma convocação oficial do Conselho, é imprescindível fazer a inscrição prévia na cidade escolhida (acesse clicando aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176