09/10/2018 - Coren-RS garante contraponto à Enfermagem com matéria no Jornal do Almoço, da RBS TV



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) garantiu o contraponto à Enfermagem, acerca de declarações de médico, dadas em agosto, no Jornal do Almoço (JA), da RBS TV. Em sua fala, ele desqualificou a assistência prestada na Atenção Básica, pela Enfermagem e pela equipe multiprofissional de saúde, no pré-natal – veja aqui o posicionamento do Coren-RS sobre o ocorrido.

A matéria que mostra o atendimento de excelência do Sistema Único de Saúde (SUS) foi ao ar nesta terça-feira, dia 09 de outubro, para todo o Rio Grande do Sul. A reportagem foi gravada na quinta-feira (04/10), na Estratégia Saúde da Família (ESF) IAPI, no Postão do IAPI, na Zona Norte de Porto Alegre. Para assistir à reportagem na íntegra, clique aqui.

A equipe do JA acompanhou a rotina de pré-natal na Atenção Básica, realizada por uma equipe interdisciplinar. Foram entrevistadas a gestante Priscila Medina da Costa – que está à espera de Olívia e fez todo o pré-natal na ESF –, a enfermeira Mariá Barbalho Nardi e o médico Clodoaldo Dobner Belo, que acompanham Priscila, e a agente comunitária de saúde Magali Casanova Marques. Pelo Coren-RS, foi ouvida a conselheira Nelci Dias.

O Coren-RS acredita na importância desses esclarecimentos, uma vez que as(os) profissionais da Enfermagem têm plena capacitação e respaldo legal para esse atendimento. O Conselho também repudia qualquer discurso que promova visões deturpadas dos serviços prestados pelas(os) enfermeiras(os), técnicas e técnicos de Enfermagem, auxiliares de Enfermagem e de qualquer outro profissional da saúde.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176