15/10/2018 - Coren-RS na luta contra a tuberculose



Com aproximadamente 5 mil novos casos a cada ano, a tuberculose preocupa o Rio Grande do Sul. O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), sabendo deste cenário, busca informar a população sobre a doença.

A tuberculose é uma doença causada por uma bactéria, que ataca os pulmões e pode atacar também os ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). Pode ser transmitida pelo ar, quando alguma pessoa com tuberculose tosse, fala e espirra, espalha as bactérias. IMPORTANTE: fazer o uso de talheres, copos, toalhas e banheiros de pessoas que têm a doença não transmitem tuberculose. Beijos e abraços também não.

Os sintomas da doença são
- tosse – com ou sem catarro – por mais de três semanas
- dor no peito
- emagrecimento
- falta de apetite
- suores noturnos
- cansaço fácil
- febre baixa – geralmente no fim do dia. 

Se vocês está com esses sintomas ou conhece alguém que apresente esse quadro, vá à Unidade de Básica de Saúde, Pronto Atendimento ou hospital mais próximo.

A tuberculose tem cura, mas o tratamento deve ser feito até o final, pois, caso seja interrompido, o paciente volta a transmitir a doença, os micróbios ficam mais fortes e a cura se torna mais difícil. O diagnóstico e o tratamento são totalmente gratuitos e podem ser realizando em qualquer unidade de saúde do SUS.

A prevenção, para menores de um ano, é a vacina BCG, que só protege a criança das formas mais graves da doença e não protege adultos. Alguns cuidados adicionais são evitar ambientes fechados e mal ventilados – que favorecem a transmissão da doença. Ventilação e luz solar ajudam no combate.

Para mais informações sobre a doença ou outras dúvidas, o governo disponibiliza o Disque Saúde, canal de contato entre população e o Ministério da Saúde. Para entrar em contato é só discar 136 no telefone. Outra fonte de informação é o site do Ministério da Saúde, que você pode acessar clicando aqui

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176