01/11/2018 - Coren-RS presta apoio a profissionais de unidade de saúde assaltada em Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, pela ouvidora, Juliana Neves, e pelo coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc), Lúcio de Camargo, esteve na quarta-feira (31/10) na Unidade de Saúde (US) Barão de Bagé, no bairro Vila Jardim, Zona Norte de Porto Alegre. A unidade foi assaltada no dia 24 de outubro, por ladrões armados. Foram roubados pertences pessoais de pacientes e funcionárias(os) e uma médica residente foi agredida. O Conselho foi ouvir o relato das(os) profissionais de Enfermagem e da saúde e prestar apoio.

No encontro, a equipe relatou que continua bastante abalada. Alguns profissionais permanecem afastados, mas há um esforço para manter a US funcionando. O local é administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC). 

Foi reforçada a importância de comunicar ao Conselho, por meio da Ouvidoria, de casos de violência contra a equipe multiprofissional, lideranças comunitárias e gestão. Esses dados são essenciais para o controle do número de ocorrências desses episódios.

O Conselho está atento a esse cenário e tem se mobilizado - produziu um vídeo sobre a violência nos locais de trabalho de Enfermagem (assista clicando aqui) e liderou um debate sobre o assunto, em agosto, em audiência pública na Assembleia Legislativa (ALRS).

Como resultado da audiência, foi criado um grupo de trabalho, ligado à Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da ALRS, para tratar sobre as situações de violências sofridas pelas(os) profissionais de Enfermagem (saiba mais clicando aqui). O objetivo é captar informações e apresentar sugestões de como enfrentar o problema.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176