20/11/2018 - Coren-RS participa de vistoria no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, e pela enfermeira fiscal Kenia Ehara, esteve presente, junto com o Conselho Municipal de Saúde (CMS), em uma vistoria ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre. A fiscalização ocorreu no dia 30 de outubro, com o objetivo de avaliar o centro obstétrico da instituição.

O Coren-RS já havia ido ao HMIPV três vezes, na semana anterior, com a finalidade de garantir um serviço de qualidade às(aos) usuárias(os) e a segurança das(os) profissionais da Enfermagem. Na vistoria com o CMS, foram avaliadas a estrutura do centro obstétrico e as condições para realização de partos, uma vez que o hospital recebe verba federal do programa Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e tem que seguir a uma série de protocolos.

A estratégia, de acordo com o Ministério da Saúde, assegura às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegura às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

O Conselho acredita que esse tipo de ação auxilia na construção de uma Enfermagem mais segura e justa, para auxiliares, técnicas(os), enfermeiras(os) e usuárias(os) dos serviços de saúde. Essas fiscalizações tornam possível o exercício legal e ético da profissão.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176