21/11/2018 - Coren-RS participa de reunião da Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, participou, no dia 14 de novembro, de mais uma reunião da Secretaria Executiva (SETEC) do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Porto Alegre. 

As reuniões da SETEC são quinzenais. O foco é dar assessoramento técnico para os temas avaliados e discutidos pelo CMS com relação a questões que envolvem a assistência em saúde no município de Porto Alegre. O Coren-RS auxilia nesse processo.

O que é a SETEC
A SETEC é a secretaria técnica do CMS e tem por finalidade subsidiar e qualificar as deliberações do Plenário, além de ter função assessora. É composta por 04 membros representantes das(os) usuárias(os); 02 membros representantes das(os) trabalhadoras(es) em saúde; 01 membro representante das(os) prestadoras(es) de serviço; e 01 membro representante do governo.

A SETEC tem reuniões ordinárias a cada quinze dias, nas quais avalia e investiga dados e informações pertinentes aos temas e assuntos de documentações técnicas, relatórios e todas as propostas de ações em saúde que chegam ao CMS. Os resultados desse trabalho são transcritos em pareceres técnicos, que visam suscitar a reflexão, questionamentos e debates sobre o que foi analisado tanto nas reuniões do Núcleo de Coordenação quanto nas reuniões do Plenário, o que, além de subsidiar as(os) conselheiras(os), qualifica as suas deliberações no CMS.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS 
Jornalista Joanna Ferraz 
DRT/RS 12.176