21/11/2018 - Coren-RS promove debate sobre questões raciais na Enfermagem no Dia da Consciência Negra



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) promoveu, por meio do seu Grupo Técnico (GT) de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem, nesta terça-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, um amplo debate sobre questões raciais na Enfermagem. O evento, que ocorreu no Plenarinho, na Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre, teve como tema central Saúde da População Negra: interfaces com a Enfermagem e os desafios na superação do racismo institucional.

Na mesa de abertura, estavam o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza, que também estava representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), o representante do Sindisaúde/RS e da Comissão de Auxiliares e Técnicos(as) de Enfermagem do Coren-RS, o técnico de Enfermagem Júlio César Duarte, a vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Claudia dos Santos, e representando o GT, a enfermeira mestra Junara Ferreira

“É o segundo ano consecutivo que o Coren-RS promove um debate sobre esse tema. E com uma satisfação grande, porque neste segundo ano foi uma atividade proposta pelo GT de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem. Esse GT, inclusive, foi iniciado num compromisso firmado no evento de 20 de novembro do ano passado. O Conselho se compromete a estar disponível, não apenas para se encontrar e debater esse tema no dia 20 de novembro, mas para falar sobre isso sempre nas instituições e com os profissionais da Enfermagem”, afirmou Daniel.

Em seguida, ocorreu uma apresentação cultural, com a atriz, produtora e assistente social Silvia Duarte. Ela fez duas esquetes, interpretando o conto Da Paz, de Marcelino Freire, e a letra da música Mulheres Negras, da compositora e cantora Yzalú. 

A painelista principal foi a enfermeira doutora Isabel Cruz, professora titular da Universidade Federal Fluminense (UFF) e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre as Atividades de Enfermagem (NEPAE) e do Núcleo de Estudos sobre Saúde e Etnia Negra (NESEN). Com ela, mediando o debate, estavam a enfermeira doutora Roseana Medeiros e a técnica de Enfermagem Vera Beatriz Soares, do GT de Enfrentamento ao Racismo na Enfermagem.

Isabel falou sobre os desafios enfrentados para a implementação plena, no SUS, da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN), criada pela lei nº 12.288/2010. “Os atos discriminatórios contra a população negra comprometem os atendimentos e os resultados desses atendimentos. Eles são reflexo do racismo institucional que vivemos no Brasil. E a Enfermagem tem que estar na linha de frente para combater esse racismo institucional”, afirmou Isabel.

Após a fala de Isabel, o público participou ativamente, com diversas perguntas e considerações, promovendo um rico debate. Ao final do evento, a conselheira Nelci Dias lançou um material produzido pelo Coren-RS, uma cartilha, que trata sobre as questões raciais na Enfermagem e na sociedade.

Ainda estavam presentes no evento, representando o Coren-RS, a conselheira Úrsula  Stüker, o conselheiro Fernando Mengue, a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Claúdia Mastrascusa, o coordenador adjunto do Defisc, Lúcio de Camargo, e parte da equipe de enfermeiras(os) fiscais.

Veja o álbum com as fotos do evento clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176