26/11/2018 - Luta pelos direitos das mulheres é o tema do Coren-RS no 21º CBCENF

Evento ocorre de 26 a 30 de novembro, em Campinas (SP)

A luta pelos direitos das mulheres é a temática do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no 21º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O congresso, considerado o maior evento científico anual da área de saúde em toda a América Latina, ocorre de 23 a 26 de novembro, em Campinas (SP) – saiba mais clicando aqui.

O Coren-RS entende que é vital a discussão relativa aos direitos das mulheres, tanto na Enfermagem quanto na sociedade em geral. No Rio Grande do Sul, assim como em todo o país, a Enfermagem é majoritariamente feminina, representando 85% das(os) profissionais. 

Entretanto, essa maioria expressiva não impede que a discriminação por gênero ainda apresente números muito altos. Nas equipes de Enfermagem, quase metade das profissionais do RS - 47,5% - relatam já terem sofrido algum tipo de discriminação de gênero no ambiente de trabalho. Os dados são da pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, realizada pela FIOCRUZ, em 2013, a pedido do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Material e decoração do estande são voltados à temática
A decoração do estande do Coren-RS tem frases de ordem, como Somos mulheres que cuidam de mulheres e A Enfermagem exige respeito ao direito à saúde da mulher. Os dizeres estão em placas maiores, que decoram o estande, e em placas menores, acessíveis para que as(os) participantes tirem foto.

A principal atração é um totem, de uma mulher representando a luta pela equidade de gênero. Nele, é possível que a(o) congressista também faça o seu registro fotográfico. Também há, para distribuição, uma cartilha do Coren-RS que fala sobre as questões de gênero na Enfermagem e na sociedade. Tudo foi produzido nos tons de roxo e lilás, que representam a luta pelos direitos das mulheres.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: Joanna Ferraz e Bruna Lunardi, assessora técnica do Coren-RS