27/11/2018 - Coren-RS participa de audiência pública em Pelotas para discutir a situação da saúde do município



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro Fernando Mengue, esteve presente, no dia 21 de novembro, na audiência pública que discutiu a atual situação da saúde de Pelotas, frente à crise estabelecida no SUS. A reunião foi promovida pela Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Pelotas e ocorreu no Plenário da Câmara de Vereadores.

Na audiência foi discutida a situação da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas, que fechou 50 leitos do SUS. Essa decisão gerou superlotação e sobrecarga de trabalho em outras instituições, principalmente no Pronto Socorro de Pelotas (PS). No PS, após o fechamento dos leitos pela Santa Casa, um técnico de Enfermagem chegou a ficar responsável pelo atendimento de 27 pacientes.

O conselheiro Fernando destacou a importância de um dimensionamento correto, para que se possa oferecer um melhor atendimento e, por consequência, reduzir o tempo de internação. Assim, pediu aos vereadores que fiscalizem os investimentos em saúde e o cumprimento dos repasses feitos pelos governos estadual e federal. Para o conselheiro, quando os gestores descumprirem a legislação, a cobrança deve ser feita de forma personificada, informando à sociedade o motivo da precariedade nos serviços de saúde. Com isso, salientou ainda que a precariedade não deve ser sempre justificada por crise e falta de recursos.

A atualização da tabela do SUS e a isenção de impostos das instituições filantrópicas foram medidas discutidas para uma possível resolução do problema. A condição de trabalho e a valorização dos profissionais da saúde também é prioridade nesse momento.

O Coren-RS vem acompanhando a situação da saúde de Pelotas há algum tempo. No início do mês de novembro, o Conselho ganhou uma Ação Civil Pública contra uma instituição, para regulação dos serviços da Enfermagem. Agora o Coren-RS, mais uma vez, entra na luta por um serviço de saúde de digno e de qualidade para os cidadãos de Pelotas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz