27/11/2018 - Coren-RS apoia evento sobre discussão em saúde



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora de fiscalização Cláudia Mastrascusa e pelo coordenador administrativo e financeiro Jorge Varaschin, recebeu, no dia 22 de novembro, a jornalista Renata Lopes para discutir uma parceria com o Conselho na realização do encontro ReConexões – Especial Saúde. O evento, programado para dezembro, está sendo promovido pelo Espaço Ser – Terapias Integrativas e Complementares, com o apoio do Mestrado Profissional em Enfermagem da Unisinos Porto Alegre. A reunião ocorreu na sede do Coren-RS, em Porto Alegre.

O objetivo do evento, que tem como tema Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do espaço acadêmico para a realidade diária – promovendo saúde e bem-estar, é proporcionar um diálogo com a comunidade acadêmica, profissionais da saúde e com o público geral, acerca das PICS, suas perspectivas e desafios no cotidiano profissional. Trata-se de uma oportunidade, principalmente para as mulheres, de debater questões relacionadas à saúde, comportamento, bem-estar e autocuidado, em uma troca de experiências em busca de um bem viver. 

Será possível participar do ReConexões – Especial Saúde presencialmente, na Unisinos de Porto Alegre, e por webconferência. Para a jornalista Renata Lopes, a ideia de possibilitar a participação à distância é uma forma de aproximar pessoas de vários lugares, gerando uma maior diversidade e interação entre elas. 

PICS: de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, PICS são sistemas e recursos terapêuticos que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de doenças e da recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz