11/12/2018 - Coren-RS na reunião mensal do Comitê de Transmissão Vertical HIV e Sífilis



A enfermeira fiscal Daiane Agnes representou o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) na reunião mensal do Comitê de Transmissão Vertical HIV e Sífilis, que ocorreu no dia 06 de dezembro. Os encontros são uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre, junto a diversas instituições e entidades representativas da saúde, e tem como objetivo traçar estratégias para combater a transmissão vertical, de mãe para filho(a), do HIV e da sífilis. A capital gaúcha sofre com uma alta preocupante, principalmente nos casos de sífilis congênita.

O rastreio com testes na primeira consulta pré-natal e ao longo da gestação é fundamental. Da mesma forma a realização do teste no parceiro, pois pode haver uma reinfecção caso ele não tenha sido tratado ou tenha feito o tratamento de forma inadequada.

Nesse contexto, as(os) profissionais de Enfermagem são de extrema importância. São elas(es) que atendem nas emergências obstétricas, rede de Atenção Primária e maternidades. O contato com as gestantes nos serviços de saúde é fundamental para que sejam feitos os testes rápidos para HIV/sífilis. Assim como coletar material para fazer o teste dos parceiros, quando for possível.

O Coren-RS se soma a esse esforço e acredita que um SUS de qualidade, integral, gratuito, com controle social e comprometido com a vida poderá alcançar excelência na proteção à saúde de todas e todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176