22/01/2019 - Coren-RS participa de visita fiscalizatória conjunta na Santa Casa de Rio Grande

Funcionárias(os) vêm sendo penalizadas(os) com atrasos nos salários

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo conselheiro João Carlos da Silva, participou na quinta-feira (17/01) de uma visita fiscalizatória conjunta na Santa Casa de Rio Grande, na Região Sul do Estado. A situação da Santa Casa é grave, com dívidas milionárias e atrasos recorrentes no pagamento de salários – fato que motivou uma greve de mais de 20 dias das(os) funcionárias(os), entre o fim de 2018 e o início deste ano. Em breve, o grupo mineiro Instituto Viva Mais assumirá o hospital, para geri-lo por 20 anos.

Estavam presentes, ainda, o Conselho Regional de Medicina do Estado do RS (Cremers), o Conselho Regional de Farmácia do RS (CRF-RS) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS). O Arrastão de Fiscalização, como foi denominada a atividade, é uma iniciativa do Fórum dos Conselhos Profissionais do Rio Grande do Sul (Fórum/RS), com foco na saúde única, que compreende as áreas humana, animal e ambiental. Os litorais Sul e Norte foram o alvo: além de Rio Grande, também houve inspeções em Capão da Canoa, Tramandaí e Torres.

Profissionais de Enfermagem enfrentam incerteza
A Santa Casa de Rio Grande já é alvo de processo fiscalizatório do Coren-RS, que detectou diversas inconformidades. O conselheiro João Carlos ressaltou, junto à administração do hospital, a necessidade de sanar esses apontamentos o mais brevemente possível.

João Carlos ainda percorreu todas as unidades, conversando com as(os) profissionais de Enfermagem. Técnicas(os) e enfermeiras(os) expressaram angústia em não saber como ficarão suas situações de contrato de trabalho com a empresa que assumirá o hospital. Relataram, também, que um grande número de profissionais se demitiu.

O Conselho demonstra sua preocupação com a possibilidade de demissões, com a nova gestão. O fato impactaria diretamente na segurança e na qualidade da assistência prestada às(aos) usuárias(os) e penalizaria as(os) profissionais de Enfermagem.

O Coren-RS seguirá atento à situação da Santa Casa de Rio Grande, acompanhando-a de perto ao lado dos demais conselhos profissionais e entidades sindicais. É o Coren-RS em defesa da Enfermagem e da sociedade!

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Comunicação do CRMV e do CREA-RS)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176