01/02/2019 - Coren-RS participa de ação da Força Nacional de Fiscalização, em Mato Grosso



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela enfermeira fiscal Thais Longaray, está participando de uma ação da Força Nacional de Fiscalização (FNFIS) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, no Estado do Mato Grosso.

A operação, que ocorre de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, tem como objetivo fiscalizar 16 instituições nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop. Serão priorizados hospitais, postos e unidades de grande porte que vêm sendo alvo de denúncias. Os principais problemas pontuados são a superlotação, que gera sobrecarga de trabalho às(aos) profissionais de Enfermagem, comprometendo a qualidade e a segurança da assistência às(aos) usuárias(os), e o dimensionamento - em alguns casos, apenas seis profissionais de Enfermagem atendem a 80 pacientes, em um setor de 20 leitos.

Força Nacional de Fiscalização
A FNFIS, criada a partir da Resolução Cofen 0506/2016, visa realizar ações fiscalizatórias em âmbito nacional e internacional, além de dar apoio operacional à Câmara Técnica de Fiscalização (CTFIS) do Cofen. Ela é composta pela(o) presidente do Cofen; membros da CTFIS; 15 enfermeiras(os) fiscais e cinco advogadas(os) do Sistema Cofen/Conselhos Regionais. Desde 2015, houve ações em diversos Estados brasileiros, incluindo Maranhão, Acre, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Alagoas, Rondônia e Minas Gerais. Foram fiscalizadas 132 instituições e notificadas 607 irregularidades.

O Coren-RS reconhece a importância desse tipo de ação. É a partir das fiscalizações e atuação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem que será possível, para a(o) profissional, atuar de forma segura e com respaldo legal, proporcionando um serviço de qualidade para a população.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176