15/03/2019 - Aplicativo PenhaS ajuda no combate à violência contra a mulher

Ferramenta foi lançada no dia 08 de março pela Revista AzMina

“Partiu para cima de mim, me enforcou e foi sufocante, me sufocava. Até que eu fingi de morta e ele me largou”. Lamentavelmente, relatos como este se tornaram comuns. Milhares de mulheres sofrem abusos, agressões e são mortas pelas mãos de seus companheiros, namorados, maridos ou de completos estranhos. Segundo dados do Fórum Brasileiro da Segurança Pública, 536 mulheres são vítimas de agressão física a cada hora no Brasil. Ou seja, a cada sete segundos uma mulher é agredida no Brasil.

Para ajudar a combater esses tipos de crime, a Revista AzMina lançou, no dia 08 de março, o aplicativo PenhaS. O app tem como objetivo o enfrentamento da violência contra a mulher. As mulheres que utilizarem o app terão acesso a um ambiente seguro e à criação de um grupo de proteção para pedido de ajuda emergencial, além de informações sobre direitos e rede de proteção.

O app apresenta três ambientes: o GritaPenha é uma área na qual a mulher envia um pedido de ajuda para um grupo de sua confiança; o DefendePenha é um chat anônimo de apoio; e o EmpoderaPenha tem informações sobre direitos das mulheres e notícias de casos de violência. Para mais informações, acesse aqui e baixe o app clicando aqui.

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) reforça a importância desse tipo de iniciativa. São ações como essa que ajudarão na luta pelo fim da violência contra a mulher. O Coren-RS faz dessa a sua luta e busca contribuir para que as(os) profissionais de Enfermagem prestem uma assistência humanizada para as mulheres que estejam enfrentando esse tipo de situação.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações de AzMina, G1 e O Povo Online)
Texto: acadêmico de Jornalismo Douglas Glier Schütz
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176