22/03/2019 - Hospital Moinhos de Vento é reconhecido com o selo de qualidade da Enfermagem

Certificação estimula boas práticas e reconhece o hospital e suas(seus) profissionais de Enfermagem

O Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, foi a primeira instituição na Região Sul certificada com o selo de qualidade da Enfermagem e a oitava no Brasil. O anúncio ocorreu na quinta-feira (14/03), no anfiteatro Hilda Stürm, com a presença de representantes dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem – entre elas(es), o presidente do Coren-RS, Daniel Menezes de Souza –, e lideranças da instituição.

A certificação estimula as boas práticas de assistência e reconhece o hospital e, especialmente, a excelência das(os) suas(seus) profissionais de Enfermagem. Nove hospitais brasileiros já passaram por essa avaliação e oito obtiveram a certificação. O Moinhos de Vento foi avaliado de 12 a 14 de março. Todas as unidades de Enfermagem do hospital foram auditadas. A instituição obteve resultado de 535 pontos, o que representa 97,8% de conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo selo.

O superintendente executivo Mohamed Parrini enfatiza que esse é um reconhecimento importante para a instituição. “Muito mais do que uma certificação, traduz o legado da equipe da Enfermagem Moinhos, desde a fundação do hospital no início do século XX, com a presença das Schwesters alemãs”, observa. “O cuidado assistencial sempre foi uma marca institucional e o selo de qualidade do sistema Cofen/Coren-RS é o símbolo deste comprometimento da equipe e reflete o trabalho executado há mais de nove décadas na instituição”, complementa.

A superintendente assistencial Vânia Röhsig salienta que a certificação demonstra a qualidade do cuidado realizado pelas(os) profissionais de Enfermagem capacitadas(os) tecnicamente, com olhar centrado na pessoa, alinhado à estratégia institucional.

Também chamou a atenção dos avaliadores o pioneiro modelo de tratamento e transformação de resíduos hospitalares adotado na instituição.

A gerente de Enfermagem Rubia Maestri agradeceu o envolvimento de todas(os) as(os) profissionais e a parceria com o Coren-RS e Cofen na melhoria contínua dos processos de assistência na instituição. “Estamos muito felizes com essa conquista, que reflete a nossa busca contínua pelo melhor cuidado e pelo empoderamento da equipe de Enfermagem”, afirmou.

Selo de Qualidade
Para conseguir a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões: Ações gerenciais sistêmicas; Estrutura organizacional; Aspectos operacionais; Infraestrutura; Gestão de pessoas e Responsabilidade social. O selo de qualidade é uma certificação das(os) profissionais de Enfermagem e não apenas das instituições.

Saiba como obter a certificação CLICANDO AQUI.

Fonte: Hospital Moinhos de Vento e Ascom/Cofen