24/05/2019 - Conselho marca presença no XIV Mental Tchê, em São Lourenço do Sul



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou do XIV Mental Tchê, nos dias 16 e 17 de maio, em São Lourenço do Sul. O Coren-RS foi representado por Diego Elias Rodrigues dos Santos e Uiasser Franzmann, do Grupo Técnico de Saúde Mental. O tema desta edição foi Saúde Mental na Atenção Básica: Fortalecendo as redes de saúde por um cuidado e(a)fetivo.

O Coren-RS organizou uma roda de conversa dentro do evento, voltada a estudantes e profissionais de Enfermagem. O tema discutido foi a saúde mental das(os) trabalhadoras(es) e das(os) estudantes de Enfermagem, tentando refletir sobre as causas e os fatores que vêm propiciando um aumento crescente no adoecimento psíquico da categoria.

No entendimento do Coren-RS, eventos como o Mental Tchê, que colocam a saúde mental em pauta, tanto a das(os) profissionais quanto à relativa ao tratamento de pacientes, são essenciais. O Conselho reafirma seu posicionamento junto à luta antimanicomial: defendendo a reforma psiquiátrica, a necessidade de superar preconceitos e o aumento de serviços como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e o pleno fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176