29/05/2019 - Coren-RS se junta à rede de apoio da campanha Sífilis Não

Representantes do Conselho e da iniciativa se reuniram nesta terça-feira (28/05)

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), Daniel Menezes de Souza, e a coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa, receberam na manhã desta terça-feira (28/05) representantes da campanha Sífilis Não - as apoiadoras Carla Zilio e Sandra Lavarda. O encontro foi na Sede do Coren-RS, em Porto Alegre.

O Projeto de Resposta Rápida à Sífilis, do qual a campanha Sífilis Não faz parte, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, viabilizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e executado pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC). Prevê o desenvolvimento de pesquisas, uma série de ações educativas e ampla comunicação sobre as formas de combate e tratamento da infecção.

Na reunião, foram discutidas formas de apoio que podem ser prestadas pelo Coren-RS. Uma delas, será a divulgação da campanha nas redes do Conselho. Também foi tratada a possibilidade de auxílio na realização de capacitações e palestras.

O presidente Daniel ressaltou o quanto a contribuição da Enfermagem é crucial para a diminuição nos índices da sífilis, especialmente na Atenção Básica, com o diagnóstico e tratamento adequados. A epidemia de sífilis no Brasil é motivo de preocupação. O Rio Grande do Sul e, em especial, Porto Alegre, têm um alto número de casos. A prevenção é de fundamental importância para a redução da incidência de sífilis adquirida (na população em geral) e sífilis em gestantes, bem como a eliminação da sífilis congênita.

Para saber mais sobre a campanha Sífilis Não, acesse aqui. APOIE e AJUDE A DIVULGAR!

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações do Ministério da Saúde)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176