04/06/2019 - Coren-RS participa do VI Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho em Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou, no dia 28 de maio, do VI Fórum de Qualidade de Vida no Trabalho em Enfermagem, em Porto Alegre. O presidente do Coren-RS, enfermeiro Daniel Menezes de Souza, participou da cerimônia de abertura e coordenou a mesa redonda A Enfermagem e os desafios no âmbito da assistência no SUS

As palestrantes da mesa redonda foram a conselheira do Coren-RS e enfermeira Silvete Schneider, a professora doutora Maria Helena Machado, que coordenou a pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil, feita pela Fiocruz a pedido do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), e a vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Claudia dos Santos.

Foram tratados vários pontos, entre eles, o quanto é essencial o trabalho da Enfermagem para o funcionamento pleno do SUS, especialmente no cenário atual, de retirada de direitos e desfinanciamento da saúde pública. Depois das falas das palestrantes e de Daniel, houve participação do público, com perguntas e considerações.

Durante o evento, também foi tratado sobre o projeto de lei da jornada de 30 horas semanais para a Enfermagem. O texto, que tramita no Congresso há quase 19 anos, é uma das grandes lutas da categoria e das suas entidades representativas. Recentemente, houve uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o tema, da qual o Coren-RS participou com uma grande comitiva (SAIBA MAIS CLICANDO AQUI).

O Coren-RS entende que eventos como o Fórum são imprescindíveis para proporcionar cada vez mais visibilidade e empoderamento à Enfermagem, que é maioria (60%) entre as(os) profissionais de saúde do Brasil. A geração de conhecimento e a troca de ideias e experiências são ferramentas poderosas na luta pela valorização de auxiliares, técnicas(os) de Enfermagem e enfermeiras(os). 

O evento foi organizado pela Associação dos Enfermeiros do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (AEHCPA) e ocorreu no Auditório José Baldi, no Hospital de Porto Alegre (HCPA).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176