06/06/2019 - Encontros promovem protagonismo e valorização de futuras(os) técnicas(os) de Enfermagem

Projeto Conatenf em Ação, do Cofen, percorreu escolas técnicas de Enfermagem de Porto Alegre

O projeto Conatenf em Ação, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), esteve em Porto Alegre promovendo encontros com escolas de formação técnica em Enfermagem. Na segunda, terça e quarta-feira desta semana (dias 03, 04 e 05/06), o projeto passou pela ACM, Factum e Senac Saúde. No total, mais de 250 estudantes participaram.

Os principais objetivos são conversar com alunas(os) dos cursos técnicos sobre a legislação que regulamenta a profissão, o Código de Ética e as atribuições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem (Corens). A iniciativa, aprovada em reunião plenária do Cofen, por meio da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), começou em março e segue até outubro percorrendo o país. 

Em Porto Alegre, as visitas foram lideradas por membros da Conatenf, pela integrante da Comissão de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem do Coren-RS técnica de Enfermagem Bianca D Carla, pela conselheira e técnica de Enfermagem Nilza Lourenço da Silvapela coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Coren-RS, Cláudia Mastrascusa, e pelo coordenador adjunto do Defisc, Lúcio de Camargo.

“Todos os encontros foram muito produtivos porque proporcionaram boas discussões acerca da importância do trabalho de auxiliares e técnicas de Enfermagem dentro das instituições de saúde e no cuidado humanizado aos usuários”, afirmou Cláudia. A Enfermagem representa 60% da força de trabalho entre as(os) profissionais de saúde no Brasil. E, nesse cenário, auxiliares e técnicas(os) de Enfermagem são a maioria. 

Sobre a Conatenf
Desde 2015, quando o Cofen aprovou a criação da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf), o grupo passou a atuar como uma espécie de porta-voz do nível médio na Autarquia. Com caráter permanente, a comissão tem função propositiva e consultiva, aprimorando a interlocução com auxiliares e técnicas(os) de Enfermagem.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Ascom - Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176