24/06/2019 - NOTA: Coren-RS repudia postagem que desrespeita e sexualiza a Enfermagem



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público manifestar o seu repúdio à postagem da Prefeitura de Porto Alegre divulgando vagas de emprego disponíveis no SINE Municipal. A publicação, com imagem do grupo de pagode baiano “É O Tchan” e a mensagem “Luz na passarela que lá vem ela! Ela mesma, a tão sonhada vaga de trabalho!”, além de ser de extremo mau gosto ao tentar brincar com uma realidade de desemprego na Capital gaúcha, desrespeita e sexualiza as profissionais de Enfermagem. O conteúdo foi divulgado nas redes sociais da Prefeitura, no último domingo (23/06).

A campanha publicitária reforça o estigma de uma forte carga sexual relacionada à Enfermagem, inclusive com imagem sugestiva. Esse é um problema grave, especialmente quando estamos tratando de uma profissão que é majoritariamente feminina: 85% do total, no RS e no Brasil. Abordagens como essa representam um empecilho e um retrocesso para a nossa luta em busca de reconhecimento e valorização.

O Coren-RS informa que está tomando as medidas jurídicas cabíveis e providência junto à Prefeitura, reafirmando o seu compromisso de seguir batalhando por mais direitos, mais respeito e mais valorização, pela Enfermagem e pelas mulheres! Episódios como esse mostram que ainda temos um longo caminho pela frente.

Gestão Democracia, Ética e Transparência