27/08/2019 - Coren-RS prestigia a posse da nova gestão da ADUFRGS-Sindical



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Nelci Dias, participou na sexta-feira (23/08) da solenidade de posse da nova diretoria e Conselho de Representantes da ADUFRGS-Sindical, em Porto Alegre. No total, onze professoras(es) assumiram a gestão do sindicato pelos próximos três anos.

Aproximadamente 300 pessoas, entre várias(os) enfermeiras(os) professoras(es) da Escola de Enfermagem da UFRGS, professoras(es) de outras faculdades, parlamentares, estudantes e representantes de movimentos sociais, lotaram o auditório da entidade. O novo colegiado foi escolhido na maior eleição da história dos 41 anos do sindicato: cerca de 1,3 mil professoras(es) exerceram o direito ao voto. A ADUFRGS-Sindical é o maior sindicato docente filiado ao PROIFES-Federação e um dos maiores do país, com cerca de 4 mil professoras(es) associadas(os).

A nova gestão do sindicato conta com um representante da Enfermagem: o professor doutor Søndre Schneck, enfermeiro obstetra e docente da Escola de Enfermagem da UFRGS. Para Søndre, estar na ADUFRGS-Sindical reforça e amplifica a luta histórica da Enfermagem em defesa da saúde, da educação e da ampliação dos diretos humanos.

“Atualmente, é essencial a ampliação da atuação política em sentido amplo. Política como aquilo que é de interesse público. E para a Enfermagem, neste momento, ser membro da ADUFRGS-Sindical tem uma implicância importante pois dá continuidade à participação de enfermeiros e enfermeiras na diretoria desse sindicato e configura um ponto de resiliência que dialoga com a saúde - um bem social que está na Constituição de 1988 como um direito do cidadão e um dever do Estado e que tem sido sistematicamente ameaçado. Entendo que a Enfermagem tem potencial, a partir de habilidades adquiridas em nossa formação, atuação e campo de conhecimento, para aportar e colaborar com outras frentes, em defesa dos direitos à saúde, à educação, assim como direitos humanos”, afirma Søndre.

Nelci saúda e destaca a importância de haver um representante da Enfermagem na nova gestão do sindicato. Para a conselheira, a mobilização e articulação de conselhos, sindicatos e movimentos sociais é essencial para barrar a retirada de direitos e os cortes que vêm sendo impostos, especialmente nas áreas de educação e saúde, em todas as esferas – municipal, estadual e federal.

O Coren-RS deseja sucesso à nova gestão da ADUFRGS-Sindical!

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da ADUFRGS-Sindical)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176