06/09/2019 - Coren-RS e Cofen entregam certificado de selo de qualidade da Enfermagem a Hospital Moinhos de Vento



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) e o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) entregaram nesta quarta-feira (04/09) os certificados com o selo de qualidade da Enfermagem ao Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. A cerimônia de entrega ocorreu no anfiteatro Hilda Stürm do hospital.

O Coren-RS foi representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, e pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa. Pelo Cofen, estavam a enfermeira do RS e conselheira federal Rosangela Gomes Schneider; a assessora de Relações Institucionais, Irene Ferreira; e Maria Zilda Uchôa Cavalcanti e Zainet Nogimi, da Comissão Nacional da Qualidade – CNQ.

Os certificados foram entregues à instituição e às unidades e, posteriormente, a cada profissional de Enfermagem – a instituição tem mais de mil, entre técnicas(os) de Enfermagem e enfermeiras(os). “O grande objetivo dessa certificação é dar protagonismo ao trabalho desenvolvido pelos profissionais de Enfermagem”, destacou Rosangela.

“É uma satisfação estar aqui hoje, entregando esses certificados, valorizando e reconhecendo o trabalho de cada um de vocês”, reforçou Daniel. Também participaram da cerimônia, pelo hospital, a gerente de Enfermagem, Rubia Maestri, a superintendente assistencial, Vania Röhsig, além de lideranças e dezenas de colaboradoras(es) da Enfermagem.

Selo de Qualidade Cofen
O Hospital Moinhos de Vento foi a primeira instituição na Região Sul certificada com o selo de qualidade da Enfermagem e a oitava no Brasil. O anúncio ocorreu em março deste ano.

A certificação estimula as boas práticas de assistência e reconhece o hospital e, especialmente, a excelência das(os) suas(seus) profissionais de Enfermagem. O Moinhos de Vento foi avaliado de 12 a 14 de março deste ano. Todas as unidades de Enfermagem do hospital foram auditadas. A instituição obteve resultado de 535 pontos, o que representa 97,8% de conformidade com os parâmetros estabelecidos pelo selo – o melhor resultado de todas as instituições avaliadas até agora.

Para conseguir a certificação, as instituições são avaliadas em seis dimensões: Ações gerenciais sistêmicas; Estrutura organizacional; Aspectos operacionais; Infraestrutura; Gestão de pessoas e Responsabilidade social. O selo de qualidade é uma certificação das(os) profissionais de Enfermagem e não apenas das instituições.

Saiba mais clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Fotos: 
Leonardo Lenskij