09/09/2019 - Coren-RS participa do I Seminário de Gestão de Convênios promovido pelo Cofen



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora do Departamento Financeiro, Manoela Melo, e pela assistente técnica em Contabilidade, Fernanda Duarte, da Controladoria, participou, de 02 a 06 de setembro, do I Seminário de Gestão de Convênios do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O evento ocorreu na Sede do Cofen, em Brasília (DF). 

Participaram representantes de Conselhos Regionais de Enfermagem de todos os Estados do país. A abertura do Seminário foi feita pelo primeiro-tesoureiro do Cofen, conselheiro federal Gilney Guerra de Medeiros. Nos dois primeiros dias, foram trazidos os conceitos acerca do tema, nivelando o conhecimento das(os) participantes.

No terceiro dia, a Auditoria do Cofen ministrou a palestra Prestação de Contas Financeira, expondo os documentos que devem compor e os principais pontos, os quais merecem atenção redobrada por tratar-se de dinheiro público e de instrumento do controle social.

No quarto dia, o Setor de Convênios do Cofen abordou a documentação que deve acompanhar a proposta, inclusive as planilhas que devem ser preenchidas, como orçamentária e cronograma de desembolso do projeto, visando a celeridade no processo de assinatura do convênio.

No quinto e último dia, as(os) participantes foram divididos em grupos para testar os conhecimentos adquiridos. Em menos de duas horas, os grupos formalizaram suas propostas de convênio.

Para Manoela, a participação no Seminário foi altamente proveitosa: “É um assunto bem importante, pois envolve a transferência de recursos financeiros entre órgãos. O Cofen forneceu subsídios que vão desde a formalização da proposta até a prestação de contas, além da expedição de normativos e manual”, afirma Manoela.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176