09/09/2019 - Consulta pública aborda participação de enfermeiras(os) na classificação de riscos

Prazo para participar vai até o dia 29/09

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) abriu consulta pública sobre a participação das(os) enfermeiras(os) na atividade de classificação de riscos. As informações vão fundamentar a revisão e atualização da Resolução Cofen 423/2012.

A minuta do documento define a classificação de risco e priorização da assistência como privativa das(os) enfermeiras(os), desde que tenham curso de capacitação específico para o protocolo adotado pela instituição.

Os Conselhos Regionais de Enfermagem devem adotar as medidas necessárias para acompanhar a realização do procedimento da norma, visando à segurança das(os) pacientes e das(os) profissionais envolvidas(os).

Profissionais poderão acessar a consulta pública até 29 de setembro. Para participar, é necessário preencher o cadastro e realizar o login no sistema. Cadastre-se e contribua para o aperfeiçoamento da Enfermagem brasileira.

As colaborações serão avaliadas e consolidadas pela Câmara Técnica de Legislação e Normas (CTLN) e levadas ao plenário do Cofen.

Fonte: Ascom - Cofen