09/09/2019 - Coren-RS marca presença em audiência pública sobre NRs de Segurança e Saúde dos Trabalhadores



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, enfermeira Cláudia Mastrascusa, participou no dia 04 de setembro de audiência pública na Assembleia Legislativa do RS (ALRS) para tratar sobre as Normas Regulamentadoras (NRs) de Segurança e Saúde dos Trabalhadores. A audiência foi promovida pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente, a pedido do Fórum Sindical de Saúde do Trabalhador.

O debate foi motivado pelo anúncio recente da intenção do governo federal de reduzir em 90% as NRs. Durante a audiência, diversas(os) representantes de entidades se manifestaram. Todas(os) foram unânimes: a decisão significa um retrocesso que poderá resultar na multiplicação do número de acidentes de trabalho e mortes de trabalhadoras(es).

O Brasil ocupa, hoje, o 4º lugar no ranking mundial em acidentes de trabalho. A cada 49 segundos, um acidente de trabalho acontece no país.

Em sua próxima reunião ordinária, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente buscará apoios para pedir ao governo federal que amplie o prazo da consulta pública aberta sobre o tema.

“Essa redução das NRs precariza o trabalho em si e, também, a fiscalização das condições em que esse trabalho está sendo realizado”, afirma Cláudia. O Coren-RS seguirá atento e combatendo, ao lado das demais entidades e organizações da sociedade civil, os retrocessos e retiradas de direitos propostos pelo governo federal que atingem e penalizam, especialmente, as(os) trabalhadoras(es).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Agência de Notícias ALRS)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176