11/09/2019 - Coren-RS participa do lançamento da campanha Meu Legado Salva do Hospital São Lucas da PUC-RS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou na sexta-feira (06/09) do lançamento da campanha de incentivo à doação de órgãos Meu Legado Salva, do Hospital São Lucas da PUC-RS, em Porto Alegre. O Conselho foi representado pela conselheira e técnica de Enfermagem Sandra Gawlinski, que ressaltou a importância da iniciativa e o apoio do Coren-RS.

O mês de setembro é voltado mundialmente para registrar a importância da doação de órgãos. A campanha desenvolvida pelo São Lucas traz depoimentos de receptores, equipes envolvidas no processo de doação e informações importantes que esclarecem sobre o tema.

O evento começou com a peça teatral Começar outra vez, que narra as dificuldades do cotidiano de um casal que não se comunica e que não conhece a vontade um do outro de ser doador. Também foi publicado um site especial da campanha que apresenta vídeos com depoimentos e informações. No dia, também ocorreu um workshop e foi criado um jardim, no qual cada muda representa uma doação realizada.

O Estado do RS já foi referência no país quanto aos altos índices de doação de órgãos, no entanto, atualmente enfrenta problemas graves na área. O número de doadores está cada vez mais baixo, enquanto os hospitais e profissionais continuam como os mais prestigiados do Brasil na área de cirurgias de transplantes. Desde 2018, o Hospital São Lucas tem tido um aumento significativo de doadores. Mesmo assim, no RS, 40% das famílias não autorizam a doação após o falecimento do seu familiar.

Para mais informações referentes a doação de órgãos, CLIQUE AQUI.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176
Foto: Hospital São Lucas da PUC-RS