13/09/2019 - Enfermeiros de postos de saúde de Caxias do Sul poderão receitar remédios e pedir exames

Solenidade de implantação do Protocolo de Enfermagem na Atenção Básica ocorreu na terça (10/09)

Enfermeiros que atuam em postos de saúde de Caxias do Sul poderão receitar remédios e pedir exames de pacientes. Inicialmente, este atendimento será voltado ao público infantil. Conforme a Secretaria da Saúde, a portaria que oficializa a mudança deve ser publicada nos próximos dias e, a partir da semana que vem, os profissionais estarão autorizados a fazer estes procedimentos.

Até o fim do ano, devem ser lançados protocolos relativos à saúde da mulher, da gestante e o que diz respeito ao pré-natal do parceiro. A solenidade de implantação do Protocolo de Enfermagem na Atenção Básica ocorreu na terça-feira (10/09).

A diretora de Políticas e Programas de Saúde, Léia Muniz, explica que isso permitirá que queixas simples dos usuários sejam resolvidas sem a necessidade de encaminhamento médico. Os enfermeiros já podiam fazer consultas, mas não tinham autonomia para solicitar exames complementares e prescrever remédios.

Com a mudança, ela exemplifica que estes profissionais poderão receitar antitérmicos, pomadas para assaduras, produtos de combate a piolhos e sarna. Também estarão autorizados a pedir exames de controle ao amarelão, por exemplo.

“Dessa forma, aumenta-se a resolutividade da assistência na rede básica e evita-se o retorno do usuário em outro momento”, afirma.

Segundo a diretora, a iniciativa está respaldada pela legislação.

Cremers é contrário
O Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers) é contrário à medida adotada pela Secretaria Municipal da Saúde. O presidente da entidade, Eduardo Trindade, diz que os médicos são os profissionais habilitados para fazer o diagnóstico e indicar o tratamento.

“Somos contrários, ainda mais em uma cidade como Caxias do Sul, que tem médicos. É preciso contratar médicos para trabalhar (na rede pública)”, comenta.

Fonte: Jornal O Pioneiro/ Gaúcha Serra
Foto: Mateus Argenta/ Prefeitura de Caxias do Sul