16/09/2019 - Coren-RS presente na Assembleia de Presidentes que aprovou mudanças sobre taxas e anuidades

Reunião com gestoras(es) dos Conselhos Regionais ocorreu na quarta-feira (11/09), no Rio de Janeiro

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelo presidente, Daniel Menezes de Souza, e pela conselheira Úrsula Stüker, participou, na quarta-feira (11/09), no Rio de Janeiro (RJ), da 23ª Assembleia de Presidentes do Sistema Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)/Conselhos Regionais.

A deliberação mais importante foi referente à anuidade: ficou definido que as(os) profissionais com mais de um registro poderão pagar apenas a anuidade de maior valor. Por exemplo, quem tem inscrição de enfermeira(o) e de técnica(o) pagará apenas a anuidade de enfermeira(o), ficando isento do pagamento da anuidade de técnica(o). Outra decisão tratou da extinção de taxas sobre vários serviços prestados pelos Conselhos Regionais, anteriormente cobradas.

Para Daniel, a Assembleia é essencial para “alinhar demandas de todo o Brasil e debater soluções que atendam a necessidades da Enfermagem”. A Assembleia de Presidentes ocorre, geralmente, duas vezes ao ano e reúne gestoras(es) de todos os Conselhos Regionais com o intuito de debater temas relacionados às(aos) profissionais de Enfermagem e tomar decisões de forma conjunta, considerando a realidade de cada Estado. Todas as decisões tomadas na reunião ainda serão homologadas pelo plenário do Cofen.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Ascom-Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176