17/09/2019 - Coren-RS no II Simpósio Multidisciplinar em Nefrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela enfermeira fiscal Daiana Cocconi, participou no domingo (15/09) da abertura da programação técnica-científica do II Simpósio Multidisciplinar em Nefrologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Durante os três dias de evento (13, 14 e 15/09), foi debatida, sob diversos aspectos, a complexidade da assistência à(ao) paciente em tratamento dialítico.

Foram tratados temas como prevenção e cuidados para se evitar a progressão da doença renal crônica; as comorbidades que atingem essas(es) pacientes; a dificuldade de adesão ao tratamento, em muitos casos; entre outros pontos.

Houve, ainda, a presença de representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que falaram sobre legislações referentes à Segurança do Paciente em todos os estabelecimentos de saúde e, em especial, nos serviços de Hemodiálise.

A Enfermagem tem papel crucial nos serviços de Hemodiálise. Por essa razão, o Conselho entende que é essencial estar presente nesses espaços de debate e de troca de conhecimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176
Foto: HCPA