18/09/2019 - Conselho ministra aula sobre dimensionamento de pessoal para curso de especialização em Nefrologia



O coordenador adjunto do Departamento de Fiscalização (Defisc) do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), enfermeiro Lúcio de Camargo, ministrou, no dia 13 de setembro, uma aula sobre dimensionamento de pessoal de Enfermagem para enfermeiras(os) alunas(os) do curso de pós-graduação em Nefrologia da Escola de Enfermagem da UFRGS.

A atividade foi dividida em dois momentos: primeiro foi realizada uma explanação teórica acerca das legislações vigentes sobre o tema; tratado sobre a competência das(os) enfermeiras(os) frente à lei do exercício profissional e demais resoluções que regem a profissão; e falado sobre a Resolução Cofen 543/2017, que estabelece parâmetros mínimos para dimensionamento de pessoal de Enfermagem no tocante à área de hemodiálise e diálise peritonial.

Depois, houve uma parte prática, na qual foram feitos exercícios para calcular dimensionamento baseado na resolução e em portaria ministerial. Lúcio ainda demonstrou como funciona o sistema de dimensionamento online, disponível no site do Coren-RS (acesse clicando aqui), utilizando os mesmos cálculos do exercício manuscrito.

Estar próximo de estudantes, sejam elas(es) de cursos técnicos, de graduação ou de pós, e de instituições de ensino formadoras de profissionais de Enfermagem é um dos grandes objetivos do Coren-RS, em prol do fortalecimento e do protagonismo da categoria. As instituições que quiserem uma atividade similar devem entrar em contato pelo e-mail secretaria@portalcoren-rs.gov.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176