24/09/2019 - NOTA OFICIAL: posicionamento do Coren-RS sobre o IMESF



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) vem a público se manifestar sobre o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (IMESF), cuja extinção e demissão de 1,8 mil profissionais – grande parte da Enfermagem – foi anunciada no dia 17 de setembro, pela prefeitura de Porto Alegre, seguindo decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Coren-RS atua em defesa da Enfermagem e da sociedade e está temeroso com a consequência direta mais grave dessa decisão: o risco de desassistência em saúde da população. O IMESF gerencia a saúde básica em 77 postos da Capital.

O Conselho reafirma, ainda, o seu apoio às demais entidades representativas na defesa dos direitos das(os) profissionais de Enfermagem. Somos favoráveis à contratação por concurso público para que as(os) servidoras(es) assumam vínculo estatutário, com todos os seus direitos garantidos.

Defendemos o Sistema Único de Saúde (SUS) e somos contrários à terceirização da saúde. O Coren-RS seguirá atento à questão e buscando, incessantemente, a garantia dos serviços ofertados à população.

Gestão Democracia, Ética e Transparência