09/10/2019 - Coren-RS participa de reunião aberta que debateu a situação do SUS em Pelotas



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela enfermeira fiscal Camila Almeida, participou, no dia 02 de outubro, de reunião aberta na Câmara de Vereadores de Pelotas que debateu a situação do SUS no município. A iniciativa foi promovida pela Comissão de Saúde da Câmara. A rede pública municipal de saúde passa por uma crise, que vem afetando diretamente o serviço prestado à população.

A secretária municipal da Saúde, Roberta Paganini, que assumiu o cargo há pouco mais de um mês, estava na reunião. Ela ouviu das(os) presentes uma série de ponderações e questionamentos, que não respondeu, argumentando ainda não ter subsídios suficientes para tal. Uma nova reunião foi marcada para 16 de outubro.

Alguns dos problemas citados pelas(os) vereadoras(es) foram a redução do horário de funcionamento da UBAI Lindoia; falta de médicas(os) em UBSs, principalmente nas rurais; fechamento de leitos SUS na Santa Casa; e aumento do número de moradoras(es) em determinados bairros, especialmente em novos loteamentos, sem o planejamento, por parte da prefeitura, de escolas, unidades de saúde e segurança.

O Coren-RS continuará acompanhando de perto a situação da saúde em Pelotas. O Conselho vem se posicionando firmemente contra a retirada de direitos e pela manutenção de um SUS gratuito, de qualidade e acessível a todas e todos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Câmara de Vereadores de Pelotas)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176