16/10/2019 - Edital do mestrado profissional Capes-Cofen será lançado em novembro

Serão oferecidas 180 novas vagas para seleção de enfermeiras(os)

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) se reuniu, no dia 09 de outubro, na sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para definição da data de lançamento do edital 2 do Convênio Capes/Cofen. Após esta fase, as instituições abrirão processo seletivo para seleção de enfermeiras(os) vinculadas(os) ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A nova coordenadora da Comissão de pós-graduação Stricto Sensu do Cofen, Mirna Frota, garantiu que o edital será lançado até o final de novembro de 2019. “Vamos fazer ampla divulgação para que os programas de pós-graduação em Enfermagem apresentem propostas para obtenção de recursos de custeio do convênio Capes-Cofen e para que os enfermeiros possam participar dos processos seletivos das instituições selecionadas no edital”, destacou.

Segundo Mirna, o edital 2 também vai oferecer vagas para mestrado fora de sede. “O mestrado fora de sede visa garantir vagas para as regiões prioritárias, a exemplo da Amazônia legal”, enfatizou.

Financiado 100% pelo Cofen, o maior programa de apoio ao mestrado profissional do Brasil é uma parceria do Cofen e Capes que visa a formação de 500 profissionais em cinco anos.

Voltado para enfermeiras(os) com vínculo empregatício na rede de saúde municipal, estadual e federal, e nas instituições privadas e filantrópicas que prestem serviços ao SUS, o programa tem foco na Sistematização da Assistência, na Implementação do Processo de Enfermagem, além da gestão em Enfermagem, nova área que será contemplada no edital 2.

“Acreditamos que a boa formação é essencial para a qualidade da assistência de Enfermagem. Dar continuidade ao maior programa de mestrado profissional do Brasil é um orgulho de nossa gestão e um retorno da contribuição dada pelo profissional ao Sistema Cofen/Conselhos Regionais”, destacou o presidente do Cofen, Manoel Neri.

Fonte: Ascom - Cofen