18/10/2019 - Coren-RS, CES/RS e demais conselhos debatem encaminhamentos sobre a FPE



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou nesta quinta-feira (17/10) de reunião conjunta das comissões de Saúde Mental e Fiscalização do Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul (CES/RS). O Coren-RS foi representado pelo conselheiro João Carlos da Silva e pela coordenadora do Departamento de Fiscalização, Cláudia Mastrascusa.

O principal assunto abordado foi a terceirização recente do atendimento dos abrigos da Fundação de Proteção Especial do RS (FPE/RS) e os riscos que isso representa, particularmente para as pessoas que estão sob a guarda do Estado e precisam de cuidados especiais.

Além do Coren-RS e de diversos membros da CES/RS, estavam presentes os conselhos de Psicologia e de Serviço Social. Foram definidos alguns encaminhamentos, que serão postos em prática nos próximos dias.

O Coren-RS já havia participado de reunião sobre o tema no dia 10 de outubro (saiba mais clicando aqui). O Conselho está atento à questão e tem se posicionado de maneira firme contra a terceirização do atendimento em saúde, que precariza as condições de trabalho das(os) profissionais e põe em risco a segurança e qualidade da assistência.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176