22/10/2019 - Coren-RS participa de discussões da estruturação da Campanha em Defesa da Vida das Mulheres



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pela conselheira Nelci Dias e pela chefe de Gabinete, Angélica Trinca, participou no dia 10 de outubro da reunião do Grupo Técnico (GT) da Campanha em Defesa da Vida das Mulheres. O encontro ocorreu na Sede do Coletivo Feminino Plural, em Porto Alegre. Estavam presentes, ainda, diversas representantes de organizações sociais e coletivos que lutam pelos direitos das mulheres. 

Alguns dos encaminhamentos foram a organização e estruturação de um Comitê em Defesa da Vida das Mulheres, com a participação de mais organizações e conselhos além dos presentes na reunião; e a definição de alguns desdobramentos da campanha. Ainda foram tratadas estratégias de comunicação e de divulgação da iniciativa.

A campanha surgiu como uma reação à possibilidade de desmonte da rede de proteção às mulheres, na Capital.

A Enfermagem, nesse contexto, exerce um papel fundamental, de acolhimento a vítimas que procuram atendimento nos serviços de saúde. O novo Código de Ética da Enfermagem, que entrou em vigor em abril de 2018, estabelece que as(os) profissionais de Enfermagem são obrigadas(os) a comunicar aos órgãos de responsabilização criminal as suspeitas de casos de violência doméstica e familiar contra a mulher.

Desde agosto, o Coren-RS vem acompanhando e participando de discussões sobre o tema (saiba mais clicando AQUI e AQUI).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176