25/10/2019 - Coren-RS sedia o 5° Encontro Técnico da Região Sul



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) recebeu, nesta terça-feira (22/10), o 5° Encontro Técnico da Região Sul. Pelo Coren-RS estavam o presidente, Daniel Menezes de Souza, a coordenadora do Departamento de Fiscalização (Defisc), Cláudia Mastrascusa, e a chefe de gabinete, Angélica Trinca. Também estavam presentes a presidente do Coren-SC, Helga Bresciani, e a conselheira federal e enfermeira Rosangela Gomes Schneider, representando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A reunião foi na Sede do Coren-RS, em Porto Alegre.

Uma das pautas foram os protocolos de Enfermagem. Helga relatou o que vem sendo feito em Santa Catarina, Estado no qual mais de 200 municípios já adotaram os protocolos, com o auxílio e capacitação do Coren-SC. No Rio Grande do Sul, foi organizada a Comissão de Protocolos de Enfermagem na Atenção Básica/ Primária, que vem atuando na análise e contribuindo para a construção desses documentos em diversos municípios.

Os outros assuntos abordados foram a realização das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) pela Enfermagem – o objetivo dos Conselhos é promover e potencializar essas práticas. Também foi discutida a aplicação do novo Manual de Fiscalização, que entrará em vigor em dezembro. Ele foi estabelecido por meio de uma resolução do Cofen. Em março de 2020, os Conselhos de Enfermagem da Região Sul devem se reunir novamente para avaliar os impactos do novo Manual na atividade fiscalizatória.

O objetivo desses encontros entre os Corens da Região Sul é o compartilhamento de experiências administrativas, a promoção de atividades em parceria para o aprimoramento dos processos de trabalho e a construção de um serviço de Enfermagem mais ético, de qualidade e seguro, tanto para as(os) usuárias(os) quanto para as(os) profissionais. Excepcionalmente, nesse encontro do dia 22/10, o Coren do Paraná não pode participar.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Maria Eduarda Assis
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176