31/10/2019 - Coren-RS participa do terceiro módulo do Ciclo de Educação Permanente na temática de IST/AIDS



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS), representado pelas enfermeiras fiscais Flávia Carneiro e Daiane Agnes, participou, em 23 de outubro, em Porto Alegre, do terceiro módulo do Ciclo de Educação Permanente na temática de IST/AIDS. A iniciativa do Ciclo é da Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS).

Foram debatidos, entre outros assuntos, os protocolos de tratamento e a importância do diagnóstico precoce para o tratamento das(os) pacientes e para a interrupção do ciclo de transmissão da doença. Houve um momento de troca de experiências sobre estratégias de abordagem e convencimento das(os) pacientes para a realização dos testes rápidos e adesão aos tratamentos.

Foram apresentados, ainda, os testes rápidos atualmente disponíveis nos serviços de Atenção Primária e reforçada a importância de seguir o passo a passo na execução para reduzir riscos de erros de leituras, como falsos positivos ou negativos. Também foram discutidas questões como a necessidade de capacitação contínua e supervisão da execução da técnica, além de aspectos éticos relativos ao sigilo profissional envolvido nesse contexto. Durante a tarde ocorreu o treinamento prático da execução dos testes rápidos.

O primeiro módulo do Ciclo foi em 02 de outubro (saiba mais clicando aqui) e o segundo, em 16 de outubro (saiba mais clicando aqui), nos quais o Coren-RS esteve presente. O Conselho participará de forma permanente do Ciclo, pois entende a importância de estar em espaços de discussão nos quais a Enfermagem exerce papel essencial.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Texto: acadêmica de Jornalismo Nicoly Reis
Supervisão: jornalista Joanna Ferraz DRT/RS 12.176