08/11/2019 - Congresso de Enfermagem Obstétrica reúne quase 2 mil congressistas



O 11º Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (Cobeon), realizado pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras (Abenfo Nacional), ocorreu de 30 de outubro a 02 de novembro, em Maceió (AL). O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) foi um dos apoiadores do evento, assim como o Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS). 

Um representante da Abenfo-RS, o professor doutor Søndre Schneck, enfermeiro obstetra e docente da Escola de Enfermagem da UFRGS, recebeu apoio do Coren-RS para participar do Congresso.

Com a temática A Enfermagem Obstétrica e sua contribuição para a sustentabilidade do SUS: protagonismo social e cuidado qualificado, o Cobeon reuniu cerca de 2 mil estudantes, profissionais da Enfermagem e de outras áreas da saúde, pesquisadoras(es), gestoras(es) e formuladoras(es) de políticas públicas, integrantes de movimentos afiliados da área da saúde e de outras áreas, interessadas(os) em atualizar seus conhecimentos e discutir temáticas essenciais para a qualificação do cuidado às mulheres, aos recém-nascidos e às famílias.

Na cerimônia de abertura, no dia 30/10, a representante do Cofen e membro da Comissão de Saúde da Mulher do Cofen, Fátima Sampaio, ressaltou que a Enfermagem vem buscando, cada vez mais, atuar com autonomia em qualquer campo de atividade, mas em especial na Enfermagem obstétrica. “Em nome do Cofen, agradeço a parceria com a Abenfo, por esse trabalho de integração de profissionais capacitados à assistência da Enfermagem na área da obstetrícia. O Conselho Federal reconhece que é um trabalho que vem sendo construído através de uma rede de cuidados em que os conselhos regionais e as seccionais regionais da Abenfo têm feito parcerias para avançar na qualificação dos profissionais”, destacou.

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS (com informações da Ascom – Cofen)
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176