12/11/2019 - Coren-RS participa de encontro sobre Comissões de Ética de Enfermagem no 22º CBCENF



O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) participou nesta segunda-feira (11/11) de um encontro sobre Comissões de Ética de Enfermagem, dentro da programação do primeiro dia do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), em Foz do Iguaçu (PR). Pela manhã, o Coren-RS foi representado pelas conselheiras Nelci Dias e Nilza Lourenço da Silva e pela enfermeira Rosane Ciconet (que faz parte da Comissão de Instrução de Processos Éticos do Coren-RS).

A abertura do encontro foi com uma fala do Coren do Paraná, seguida de uma palestra sobre As perspectivas do Cofen na atuação das Comissões de Ética de Enfermagem, com a coordenadora da Câmara Técnica de Legislação e Normas do Conselho Federal de Enfermagem (CTLN/Cofen), Cleide Mazuela. Na sequência, os Conselhos de Enfermagem de vários Estados apresentaram as suas experiências.

A conselheira Nelci falou sobre o que vem sendo feito no RS. Além de acompanhar os processos eleitorais nos quais são escolhidas as comissões internamente, nas instituições de saúde, o Coren-RS está sempre à disposição para tirar dúvidas e fornecer informações às comissões. Nelci destacou que o Conselho ainda promove um curso específico sobre o tema, dentro do Programa de Educação Permanente (PEP). Desde 2016, ano de criação do PEP, a capacitação Implantação de Comissões de Ética nas Instituições de Saúde já teve mais de 400 participantes.

A tarefa de uma Comissão de Ética de Enfermagem institucional é sensibilizar e educar as(os) profissionais da Enfermagem para as questões éticas da profissão. Seus membros são profissionais eleitas(os) que debatem e regulam as relações internas, podendo prevenir, inclusive, processos éticos junto ao órgão de classe. As comissões têm um caráter conciliatório, preventivo e educativo. Elas são regulamentadas, em âmbito nacional, pela Resolução Cofen 593/2018.

À tarde, a enfermeira Rosane falou sobre a estrutura e o funcionamento da Comissão de Instrução de Processos Éticos do Coren-RS. Ela destacou a importância da comissão atuar como um espaço de reflexão sobre a qualificação profissional e os processos de trabalho da Enfermagem. Pelo Coren-RS, à tarde, estavam ainda a técnica de Enfermagem Bianca D Carla, que faz parte da Comissão de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem do Coren-RS; o auxiliar de Enfermagem Luiz Carlos Moraes, indicado pelo Coren-RS ao Prêmio Anna Nery, que será entregue no CBCENF (saiba mais clicando aqui); e a conselheira Nelci.

O CBCENF
O CBCENF, promovido pelo Cofen anualmente, é o maior evento de Enfermagem na América Latina. Nesta edição, que segue até quinta-feira (14/11), há mais de 5 mil profissionais e estudantes participando e discutindo os avanços da Enfermagem no Brasil e no mundo. O Coren-RS está presente com uma grande comitiva. Para acompanhar a participação do Coren-RS, acompanhe nosso site e nossa página no Facebook (acesse clicando aqui).

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176