13/11/2019 - Saúde Mental da Enfermagem: é essencial cuidar de quem cuida é o tema do Coren-RS no 22° CBCENF



Saúde Mental da Enfermagem: é essencial cuidar de quem cuida. Este é o tema do Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) no 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que ocorre de 11 a 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). Apesar de o assunto ser um grande tabu, o Coren-RS entende a importância de falar sobre saúde mental. Nos últimos anos, o número de afastamentos de profissionais de Enfermagem em decorrência de problemas de saúde mental vem crescendo de forma preocupante. É urgente discutir as condições e os processos de trabalho da Enfermagem e se desafiar a ter um olhar mais atento e amoroso sobre si mesma(o) e sobre as(os) outras(os).

O estande do Coren-RS está decorado nos tons de amarelo, em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção do suicídio. Estão sendo distribuídos folders e adesivos sobre saúde mental. Além disso, há plaquinhas com frases para que as(os) participantes do Congresso tirem fotos.

A atividade que está fazendo mais sucesso é a dinâmica do abraço: a cada intervalo de tempo, a equipe do Coren-RS chama a atenção do público soando um apito, em frente ao estande. Então, junta-se um grupo e organiza-se uma roda. Uma música começa a tocar e as(os) participantes passam de mão em mão um coração antiestresse amarelo até a música parar. A pessoa que fica segurando o coração por último escolhe um tipo de abraço (entre os sete tipos que estão exemplificados em um banner) e alguém pra abraçar. Todas(os), então, ganham corações anti-estresse. O objetivo é gerar uma reflexão sobre o tema proposto e proporcionar um momento de descontração e integração entre pessoas de diferentes Estados, além de exercitar o olhar sobre a(o) outra(o).

A iniciativa do Coren-RS no CBCENF dá continuidade ao debate que ocorreu em setembro, no I Encontro Gaúcho de Enfermagem de Saúde Mental (saiba mais clicando aqui).

É o Coren-RS cuidando de quem cuida!

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176