13/11/2019 - Palestra sobre uso da tecnologia e impacto na saúde mental foi destaque no segundo dia do 22º CBCENF

Confira quais as outras atividades em que o Coren-RS esteve presente

O Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul (Coren-RS) está participando ativamente do 22º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), que ocorre de 11 a 14 de novembro, em Foz do Iguaçu (PR). O destaque do segundo dia (12/11) ficou por conta da palestra magna Impactos da Tecnologia na Atenção à Saúde, com o psiquiatra, escritor e apresentador de TV Jairo Bouer. Ele falou sobre as consequências, positivas e negativas, do uso da tecnologia no cotidiano da população e também da(o) profissional da saúde, abordando o tema especialmente sob o viés da saúde mental. Toda a delegação do Coren-RS estava presente.

Jairo destacou a importância de cuidar de quem cuida. Para ele, é crucial que a(o) profissional de saúde e de Enfermagem entenda seu contexto de atuação, que o expõe à violência, perigos, estresse e pressões diariamente e, a partir disso, reflita sobre o impacto na sua saúde emocional. “É importante fortalecer os vínculos com os colegas, criar redes de apoio e falar sobre o tema”, afirmou.

A conselheira Nelci Dias fez uma fala, durante o momento de contribuições e questionamentos da plateia, ao fim da palestra. “É importante que a Enfermagem, que tem plena capacitação para atuar na área de saúde mental, seja uma articuladora na rede de cuidado para essas pessoas. Além disso, as entidades representativas da Enfermagem – conselhos, sindicatos, associações – devem ter um olhar especial para a saúde mental dos próprios profissionais de Enfermagem. A Enfermagem está adoecendo e é preciso que se discuta como estão os processos de trabalho, como está a relação entre as equipes e o que está nos adoecendo”, afirmou. Ela destacou, ainda, que a saúde mental é o tema do Coren-RS neste 22º CBCENF (saiba mais clicando aqui).

Confira abaixo um resumo das demais atividades do segundo dia:

Terça-feira, 12/11

- Debate ampliado - Fiscalização como instrumento de valorização da profissão - reflexos na qualidade da assistência
Representante do Coren-RS: enfermeira fiscal Daiana Cocconi

- Encontro do Departamento de Tecnologia da Informação
Representante do Coren-RS: coordenador do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), Tiago Milioli da Rocha

- Encontro dos Profissionais dos Departamentos Jurídicos dos Corens
Representante do Coren-RS: procuradora-geral, Paula Noronha

- Encontro Latinoamericano de Enfermagem em Saúde Mental
Representante do Coren-RS: enfermeiro Alan Rodrigues, membro do GT de Saúde Mental

Alan destacou o quanto debater sobre saúde mental é essencial. O tema foi escolhido pelo Coren-RS para o Congresso. “Em nome do GT de Saúde Mental, parabenizo a gestão e os funcionários do Coren-RS por trazer o tema da saúde mental, o que demonstra a sensibilidade e o compromisso com as necessidades da Enfermagem. No Encontro Latinoamericano de Enfermagem em Saúde Mental, diversos colegas das Enfermagem elogiaram a iniciativa, especialmente pela forma como o tema está sendo tratado, com leveza, criatividade e responsabilidade”, disse.

- Mesa redonda - Espiritualidade e sua interface na formação e no exercício profissional
Representantes do Coren-RS: assessora técnica Bruna Lunardi; coordenadora do setor de Comunicação e Eventos, Vanessa Drehmer; e conselheira Nelci Dias

- Mesa redonda - Ética e a bioética na formação dos profissionais de saúde
Representante do Coren-RS: enfermeira Rosane Ciconet (que faz parte da Comissão de Instrução de Processos Éticos)

- Mesa redonda - Percursos históricos - identidades nacionais da Enfermagem brasileira
Representante do Coren-RS: conselheira Nelci Dias

- Mesa redonda - Morte e violência na trajetória de vida das mulheres - contribuições da Enfermagem para sua redução
Representantes do Coren-RS: técnica de Enfermagem Bianca D Carla (que faz parte da Comissão de Auxiliares e Técnicas(os) de Enfermagem); conselheira Nilza Lourenço da Silva; e enfermeira Luciane da Silva, da Câmara Técnica Saúde da Mulher

Fonte: Assessoria de Comunicação Coren-RS
Jornalista Joanna Ferraz
DRT/RS 12.176